terça-feira, 30 de agosto de 2016

Dispostos a ter suas cabeças cortadas para testemunhar Cristo na Síria

Milhares de cristãos fugiram da Síria desde o início da guerra que devasta o país. Pressionados pelo avanço dos jihadistas do Estado Islâmico, depois de mais de 4 anos de conflito a comunidade cristã no país é uma fração da que existia.

Dispostos a ter suas cabeças cortadas para testemunhar Cristo na Síria


Maria de Guadalupe, missionária argentina que vive há 18 anos no Oriente Médio está desde 2011 na Síria. Ela teve a possibilidade de sair do país quando a guerra começou, mas decidiu ficar. Residente em Aleppo, testemunha há 5 anos o drama da perseguição cristã nas mãos dos extremistas.

Recentemente, em viagem ao Chile, deu um detalhado relato da situação que vivem os que permanecem na região. Os cristãos que continuam na Síria e no Iraque “estão dispostos a dar suas vidas – mesmo que suas cabeças sejam cortadas – para testemunhar Jesus Cristo”, afirmou.

Para a freira católica, eles mantêm “a alegria, a esperança e a paz”. Diz acreditar que “isso Deus lhes dá como um dom em retribuição à sua generosidade a sua fortaleza para manter o testemunho até as últimas consequências”.

Ela vem pedindo que os cristãos do mundo todo continuem lembrando dos perseguidos em suas orações. São “mártires de nossos tempos, dispostos a entregar tudo, inclusive seu bem mais precioso que é a própria vida”, resumiu a religiosa. Esclarece que não faz diferença a confissão, membros de todos os ramos do cristianismo estão unidos e se ajudam mutuamente.

Seu desejo é que a situação deles seja mais conhecida, pois eles necessitam de todo apoio possível. Ela já falou na ONU sobre o assunto, mas não teve nenhuma manifestação de apoio.

Apesar do Ocidente fazer vistas grossas, Maria acredita que a entrada da Rússia no conflito, dando apoio ao exército nacional sírio trouxe alguns avanços positivos. “Pela primeira vez em alguns anos, vemos o Estado Islâmico retrocedendo e a recuperação de algumas cidades”.

Por outro lado, a missionária reconhece que a medida em que vão perdendo espaço, os jihadistas geralmente voltam sua fúria para os cristãos. Ela se queixa dos meios de comunicação internacionais mais importantes. “Eles não estão divulgando as notícias e isto não é uma casualidade”, dispara.

No seu entendimento, “tudo relacionado à perseguição aos cristãos é muito escondido”. A solução seria os cristãos ocidentais procurar se informar por outros meios e divulgar o que realmente ocorre. Finaliza fazendo um apelo “para que os cristãos no ocidente possam se unir a esta causa. Os cristãos perseguidos na Síria e no Iraque confiam nas orações do resto do mundo”.

segunda-feira, 29 de agosto de 2016

Casal é flagrado com cocaína


Através de denúncia anônima, policiais militares da 67ª Companhia Independente (CIPM), prenderam um casal acusado de tráfico de drogas, na noite desta sexta-feira (26), no Parque Panorama, em Feira de Santana.
Na residência de Karine Costa Araújo, 28 anos, e Maicon Weslei Pereira, 22, os policiais encontraram 24 ‘bolachas’ de pasta base de cocaína e a quantia em espécie de R$ 4.700.

Sob o comando do Major Ribeiro, participaram da operação as equipes do PETO Urbano e PETO Rural. O casal foi encaminhado para a central de flagrantes no Complexo de Delegacias do Sobradinho.


Blog Central de Polícia, com informações da PM e fotos divulgação.

sexta-feira, 26 de agosto de 2016

Detran lança projeto “Trânsito Cidadão” voltado para jovens que conduzem “cinquentinhas”


Um dos maiores problemas no trânsito de diversos municípios baianos é a presença de jovens, entre 11 e 17 anos, pilotando motos "cinquentinhas" sem habilitação. O comportamento de risco foi um dos temas do workshop promovido pelo Departamento Estadual de Trânsito da Bahia (Detran-BA), na última terça-feira (23), em Salvador. A iniciativa integrou as ações do lançamento do projeto “Trânsito Cidadão – Consciência e Educação", uma parceria do Detran com o Instituto Miguel Calmon (Imic).

O workshop orientou os coordenadores das 33 Circunscrições Regionais de Trânsito (Ciretrans), que vão atuar como agentes multiplicadores do projeto no interior do estado. A meta é alcançar mais de 40 mil alunos de escolas públicas, em seis meses, com a oferta de conteúdo sobre legislação de tráfego e áreas afins. “Por meio das Ciretrans, vamos traçar o perfil de ocorrências em cada município, definir as escolas atendidas e intensificar as ações educativas sob cada perspectiva”, explicou a diretora da Escola Pública de Trânsito, Ilnara Menezes.

“O maior número de acidentes em nossa região envolve menores. Esse trabalho focado nas escolas vai tornar os jovens mais conscientes de suas atitudes, com uma consequente mudança de comportamento nas vias”, ressaltou o coordenador da Ciretran de Euclides da Cunha, Aleomar Félix de Souza.

Durante o evento, os participantes assistiram à palestra motivacional do professor Victoriano José Garrido e receberam o kit pedagógico do projeto "Trânsito Cidadão", que começará a ser executado ainda este mês.

Ascom/DETRAN-BA

Polícias Federal e Militar apreendem cocaína e maconha durante operação na BR-116 Sul

Uma operação conjunta envolvendo as Polícias Federal e Militar (CIPE), na madrugada desta sexta-feira (26), apreendeu cerca de 12 kg de cocaína, 38 kg e maconha e prendeu dois homens que transportavam as drogas.

Eles estavam em um veículo Prisma, placa FRO-3395, e foram abordados nas proximidades da ponte do Rio Paraguaçu, BR-116 Sul.

As drogas encontradas no porta-malas do veículo vinham de São Paulo com destino à cidade de Itaberaba, no recôncavo baiano. Os acusados e os entorpecentes foram encaminhados para o Posto da Polícia Federal em Feira de Santana.

Blog Central de Polícia, com informações de Carlos Valadares e foto reprodução.

segunda-feira, 8 de agosto de 2016

Gente que Brilha

O nosso homenageado no quadro Gente que Brilha dessa feita é uma figura muito conhecida da População de Serrinha.
                                 

Jorge Gonçalves de Oliveira nasceu na Fazenda Mucambo, zona rural de Serrinha, no dia 13 de janeiro de 1978. Viveu a sua infância ajudando os pais nos trabalhos do campo. Aos oito anos foi morar na cidade com a família, a fim de estudar. Frequentou escolas públicas e se formou em Contabilidade. Desde a adolescência, Jorge participa ativamente da comunidade do C. S. U. (Centro Social Urbano), começando pelo Grupo de Jovens Amigos de Deus (GJAD), onde desenvolveu diversas atividades voltadas para a juventude.
Foi coordenador da Pastoral da Comunicação da Diocese de Serrinha.  Atualmente é cantor no Grupo de Liturgia na própria comunidade e na Catedral. E integrante da Pastoral da Comunicação da Catedral, com atuação no Projeto Clube do Ouvinte, com participação nos Programas Igreja Viva, Igreja em Notícia. Foi membro fundador e em seguida diretor da Cáritas Diocesana, entidade que visa promover e articular ações de assistência social, cultural e educacional da Igreja junto à sociedade marginalizada.
Em 2007, coordenou o Comitê Municipal que realizou o Plebiscito Popular e a 1ª Semana Social de Serrinha. Através dos trabalhos comunitários na zona rural e na cidade, sentiu de perto o sofrimento e os anseios do povo, de maneira especial, daqueles por quem a Igreja fez sua opção preferencial: os pobres.
Acreditando que a construção de uma nova mentalidade política no município de Serrinha é possível e necessária, Jorge Gonçalves apresentou-se como candidato a vereador, filiado ao PT, nas eleições de 2008. Com a força das comunidades, foi eleito com 973 votos e passou a representar o povo de Serrinha na Câmara de Vereadores através de um mandato marcado pela participação popular e pela busca de melhores qualidades de vida para os serrinhenses.
Em 2011, Jorge assumiu a presidência da Câmara de Vereadores de Serrinha. Reassumiu o mandato pela segunda vez em 2013, sendo escolhido para líder do governo na Câmara de Vereador. Além disso, Jorge Gonçalves foi coordenador da vitoriosa campanha que elegeu Gika Lopes deputado estadual com 43 mil votos em mais de 200 cidades.

Em 2015 Jorge assumiu a Secretaria Municipal de Saúde do Município, desempenhando um trabalho eficaz na área de Atenção Básica, Saúde Familiar e Saúde do idoso. Somada a experiência política popular, Jorge é formado em Comunicação Social com Habilitação em Rádio e TV na UNEB, em Conceição do Coité. É vice-presidente do PT de Serrinha, foi cogitado para ser o candidato a vice na chapa com Ferreirinha e está concorrendo uma cadeira na Câmara de Vereadores no pleito de 2016.