domingo, 31 de março de 2013

Membro do PCC é transferido para o Presidio de Serrinha



 

O Perigoso e temido Bandido conhecido no mundo do crime pelo vulgo de Paulista  já esta no cebolão, ele foi transferido juntamente com outros 11 presos que seriam alvo de fuga na Penitenciaria Lemos de brito em Salvador.

 

Os doze detentos que conseguiram estourar os cadeados e sair das celas da Unidade Especial Disciplinar (UED), presídio de segurança máxima de Salvador, foram transferidos neste domingo (31) para o Conjunto Penal de Serrinha, o “cebolão”.

A unidade de Serrinha abriga condenados ao cumprimento de pena privativa de liberdade, em regime fechado e semiaberto.

Segundo informação da SEAP - Secretaria de Administração Penitenciária e Ressocialização, policiais militares do Batalhão de Guardas e agentes penitenciários de plantão impediram, na madrugada deste domingo, que cinco homens fortemente armados invadissem a UED, uma das seis unidades prisionais do Complexo Penitenciário da Mata Escura.

 

A ação, ocorrida por volta das 4h, teve o objetivo de resgatar internos custodiados na unidade. Os cinco homens se passaram por policiais, sendo que dois deles estavam usando uniformes da PM. Eles renderam os sentinelas e tentaram invadir a área das celas, utilizando, além do armamento pesado, ferramentas para cortar a cerca e o alambrado de isolamento do local.

 

Entenda o caso - Policiais do GIRP - Grupo de Intervenção e Resgate Prisional -, informou que um grupo formado por seis homens armados com fuzis conseguiram render policiais militares que estavam na guarita da unidade de segurança no início da manhã.

 

Ainda segundo informações da polícia, dois dos integrantes do grupo estava fardado com um uniforme da Polícia Militar, se aproximaram dos soldados e os renderam. “Enquanto isso, detentos que estavam dentro da UED já tinham estourado cadeados e sair das celas”, informou um policial.

 

“Os presos instalaram um dispositivo explosivo no portão da unidade e detonaram. A ação foi rápida, mas eles não conseguiram derrubar o portão e ação terminou falhando. Os bandidos que estavam do lado de fora fugiram por um matagal que fica atrás da unidade e levaram as armas dos policiais”, conta.

 

 

 

 

 

 

 
Presos seriam resgatados do presídio Salvador

 

De acordo com o vereador Prisco, presidente da Aspra (Associação dos Policiais e Bombeiros do Estado da Bahia), os soldados rendidos foram espancados pelos bandidos e tiveram de ser hospitalizados. “Eles receberam coronhadas na cabeça, socos e pontapés. Pediram para não ser mortos. Os dois foram hospitalizados, mas já receberam alta”.

 

Prisco explica que a unidade, de segurança máxima, não tem muros. “Lá são cercas. Qualquer pessoa sabe que atrás da UED tem uma mata que vai parar lá na Avenida Gal Costa, foi exatamente este trajeto que os bandidos fizeram para chegar e para fugir”.

 

Durante buscas na região, a PM encontrou dois carros roubados abandonados na Avenida Gal Costa. Dentro de um deles estava a farda da Polícia Militar utilizada na ação criminosa. Os detentos do Complexo Penitenciário foram levados para uma delegacia onde prestam depoimento sobre o caso.

 

A polícia tenta esclarecer de quem partiu a ordem para libertar os homens envolvidos na tentativa de fuga. Um processo administrativo disciplinar também vai ser instalado para apurar como os internos tiveram acesso aos explosivos e como alguns conseguiram deixar suas celas.

 

A UED abriga os presos mais perigosos do Complexo Penitenciário Lemos de Brito, no bairro da Mata Escura. Nela estão integrantes do PCC (Primeiro Comando da Capital) e CP (Comissão da Paz). “O provável alvo deles era um traficante e homicida conhecido como “Paulista”. Ele faz parte do PCC e deverá ser transferido para Serrinha”, revelou Prisco.

 

Na unidade também segue preso o traficante, líder da CP, Fagner Souza da Silva, o “Fal”, responsável pela conexão com a facção paulista PCC. Fal foi capturado no dia 2 de junho de 2011 na cidade de São Paulo, durante a “Operação Gênesis”. No momento da prisão ele tentou subornar os policiais oferecendo R$ 500 mil. ‘Fal’ atua de dentro do presidio em parceria com Cláudio Campana, que segue cumprindo pena em presidio de segurança máxima fora da Bahia.

 

Conforme informações obtidas pelo Portal Clériston Silva - PCS, o Conjunto Penal de Serrinha, localizado no povoado de “Cebola Podre”, tem capacidade para 476 presos e também é considerado de segurança máxima.

 

A unidade é administrada em co-gestão pelo Estado e pela iniciativa privada. Conforme apurou a reportagem, apesar de abrigar presos considerados de alta periculosidade, o efetivo policial e carcerário da unidade de Serrinha é menor do que a da UED em Mata Escura.

 

 

Falha impede aeroporto do Recife de receber aterrissagens por 20 minutos


 

Problema cancelou chegadas de aviões do Sul e Sudeste no terminal.
Infraero não precisou total de voos atingidos, mas diz que falha foi resolvida.

 

Aeroporto dos Guararapes - Recife (Foto: Luna Markman / G1)Segundo a Infraero, problema de comunicação durou
vinte minutos (Foto: Luna Markman / G1)
Um problema de comunicação entre o Centro Integrado de Defesa Aérea e Controle de Tráfego Aéreo (Cindacta) do Recife com aeroportos do Sul e Sudeste impediu, na tarde desta sexta-feira (29), a aterrissagem de aviões procedentes das duas regiões no Aeroporto Internacional dos Guararapes, na capital pernambucana.
De acordo com a assessoria da Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária (Infraero), o problema ocorreu no começo da tarde, por aproximadamente 20 minutos, e o contato foi reestabelecido logo em seguida. A Infraero não soube informar o número de voos que precisaram ser cancelados no período no aeroporto pernambucano.
Em nota divulgada por volta das 19h20, a Aeronáutica informou que a falha atingiu frequências de comunicação na região da Bahia. Veja o comunicado na íntegra: "Por volta das 13:30 h de hoje (29/03), um problema técnico provocou a falha de algumas frequências de comunicação na região da Bahia, área sob a jurisdição do Cindacta 3. Por precaução, foram adotadas medidas para gerenciar o fluxo de aeronaves no setor. No momento, as falhas já foram sanadas e o serviço de controle do espaço aéreo flui normalmente. Técnicos do Cindacta 3 trabalham para investigar as causas da referida ocorrência".
A falha de comunicação também ocorreu em Salvador, onde 10 voos foram impedidos de decolar no momento do problema.

Quatro pessoas morrem em acidentes durante a sexta-feira na BA


Segundo PRE, 8 acidentes foram registrados durante o dia.
Balanço da SSP-BA registra seis homícidios em Salvador e RMS.

 
Quatro homens morreram em três acidentes na BR-324 e na BA-144 na noite da Sexta-Feira Santa (29), segundo informações da Polícia Rodoviária Estadual (PRE).
De acordo com a PRE, um capotamento por volta das 19h, na altura de Conceição do Jacuípe, distrito de Camaçari, deixou um homem de 21 anos morto e seis vítimas em estado grave. Um atropelamento por volta das 19h30 no município de Terra Nova, a 75 km de Salvador, também na BR-324, deixou um homem de 25 anos morto. Uma colisão na BA-144, por volta das 19h50, em Lajes do Batata, distrito da cidade de Jacobina, deixou um homem de 25 anos e outro de 20 anos, mortos.
Ainda segundo o órgão, durante a sexta-feira foram registrados um total de 8 acidentes.

Violência
O boletim de ocorrências da Secretaria de Segurança Pública da Bahia divulgado na manhã deste sábado (30) registrou 6 homícidios e 6 tentativas de homícidios durante a sexta-feira.
Uma pessoa morreu e duas ficaram feridas em uma troca de tiros na região do bairro Nordeste de Amaralina, em Salvador, na noite de sexta-feira, conforme ocorrência registrada na central de polícias.De acordo com a polícia, um carro da 40ª Companhia Independente da Polícia Militar (CIPM) foi alvejado por tiros no momento em que realizada um patrulhamento no bairro. Nenhum policial ficou ferido.
No fim da tarde da sexta-feira, cinco homens foram baleados no bairro Jardim Cajazeiras durante um jogo de futebol que era realizado pela comunidade local.
Segundo informações da 47ª Companhia Independente da Polícia Militar, pelo menos dois suspeitos chegaram a bordo de uma motocicleta e atiraram contra as vítimas.A polícia não tem informações sobre as causas do atentado.

Uma pessoa é encontrada morta em veículo em Salvador, diz polícia

Segundo Centel, vítima não apresentava identificação.
Caso é investigado pelo DHPP.

Uma mulher foi encontrada morta em um carro por volta das 2h deste sábado (30), no bairro de Ondina, em Salvador, segundo a Central de Polícias (Centel). A vítima estava enrolada em um lençol e tinha ferimento de bala no rosto. O veículo estava na Praça Bahia Sol, em frente à Faculdade Social.
O corpo foi encaminhado ao Departamento de Polícia Técnica (DPT). O caso está sendo investigado pelo Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP).

Unidades itinerantes do SAC irão visitar 16 municípios baianos em abril


Emissão da carteira de identidade é um dos serviços. Veja outros.
O SAC funciona sempre das 8 às 18h, sem intervalo para almoço.

 
As unidades itinerantes do SAC irão visitar 16 municípios da Bahia no mês de abril. Entre os serviços oferecidos são emissão da carteira de identidade, limitada a até 250 senhas diárias, certidão negativa de antecedentes criminais e primeira via de CPF, além do atendimento para a Previdência Estadual e Ouvidoria Geral do Estado. O SAC funciona sempre das 8 às 18h, sem intervalo para almoço.

O atendimento começa neste domingo (31), em Nilo Peçanha, a 305 km da capital. O SAC permanece na cidade até a segunda-feira (1º). De lá o grupo segue para Cansanção, com atendimentos na segunda-feira (1º) e terça-feira (2).
As próximas cidades que recebem a carreta do SAC são: Queimadas (4 e 5), Barreiras (7 a 21), Nordestina (23 e 24), Monte Santo (25 e 26) e Uauá (28 e 29). Neste roteiro, dará suporte ao SAC Barreiras, que estará fechado para a reforma no período de 8 a 21 de abril.

Já a segunda carreta do SAC atenderá em Igrapiúna na quarta-feira (3), permanecendo no município até o dia seguinte. Em seguida, será a vez das cidades de Ituberá (6 a 8), Piraí do Norte (10 e 11), Teolândia (13 e 14), Wenceslau Guimarães (16 e 17), Apuarema (19 e 20), Jitaúna (22 e 23), Sapeaçu (25 e 26) e Itagi (28 e 29).

Grupo tenta invadir complexo penitenciário em Salvador, diz PM

 

Ação ocorreu por volta das 4h no Complexo Penitenciário da Mata Escura.
Suspeitos se passaram por policiais. Homens fugiram do local.

Um grupo formado por pelo menos 10 homens armados tentou invadir a Unidade Especial Disciplinar (UED) do Complexo Penitenciário de Mata Escura, em Salvador, por volta das 4h deste domingo (31), segundo a polícia.
Segundo informações da polícia, os suspeitos tentaram abrir uma fenda utilizando explosivos. Eles tentavam resgatar presos. Durante a ação, um policial foi rendido pelo grupo. Houve troca de tiros e um policial ficou ferido. De acordo com o major Júlio César dos Santos, Diretor de Segurança da Secretaria de Administração Penitenciária e Ressocialização (SEAP), não há informações sobre quais presos o grupo tentou resgatar.
A SEAP, por meio de nota, informou que os homens se passaram por policiais, usando inclusive uniformes da corporação. Ainda segundo a nota, os suspeitos renderam os agentes penitenciários de plantão na unidade e tentaram invandir a área das celas, utilizando ferramentas para cortar a cerca e o alambrado de isolamento do local. A SEAP afirma que vai instalar processo administrativo disciplinar para apurar o caso.
Em entrevista ao G1, o major Júlio César dos Santos disse ainda que as buscas aos suspeitos continuam e que a polícia já tem linhas de investigação "Temos algumas linhas de investigação para tentar descobrir quais presos eles queriam libertar, mas ainda é muito prematuro falar sobre isso", afirma.
O policial ferido durante a ação foi atendido no Hospital Roberto Santos e foi liberado.

Grupo tenta invadir complexo penitenciário em Salvador, diz PM


Ação ocorreu por volta das 4h no Complexo Penitenciário da Mata Escura.
Suspeitos se passaram por policiais. Homens fugiram do local.

 
Um grupo formado por pelo menos 10 homens armados tentou invadir a Unidade Especial Disciplinar (UED) do Complexo Penitenciário de Mata Escura, em Salvador, por volta das 4h deste domingo (31), segundo a polícia.
Segundo informações da polícia, os suspeitos tentaram abrir uma fenda utilizando explosivos. Eles tentavam resgatar presos. Durante a ação, um policial foi rendido pelo grupo. Houve troca de tiros e um policial ficou ferido. De acordo com o major Júlio César dos Santos, Diretor de Segurança da Secretaria de Administração Penitenciária e Ressocialização (SEAP), não há informações sobre quais presos o grupo tentou resgatar.

A SEAP, por meio de nota, informou que os homens se passaram por policiais, usando inclusive uniformes da corporação. Ainda segundo a nota, os suspeitos renderam os agentes penitenciários de plantão na unidade e tentaram invandir a área das celas, utilizando ferramentas para cortar a cerca e o alambrado de isolamento do local. A SEAP afirma que vai instalar processo administrativo disciplinar para apurar o caso.
Em entrevista ao G1, o major Júlio César dos Santos disse ainda que as buscas aos suspeitos continuam e que a polícia já tem linhas de investigação "Temos algumas linhas de investigação para tentar descobrir quais presos eles queriam libertar, mas ainda é muito prematuro falar sobre isso", afirma.
O policial ferido durante a ação foi atendido no Hospital Roberto Santos e foi liberado.

Do G1 Bahia.

Policial mata ex-mulher em Canudos, na Bahia, diz PM


Crime ocorreu em Povoado da cidade por volta das 9h deste domingo (31).
Sargento da PM tinha três filhos com a vítima.

 
Um sargento da Polícia Militar de 41 anos matou a ex-mulher com dois tiros por volta das 9h deste domingo (31), no Povoado de 150, no munícipio de Canudos, a 410 km de Salvador, segundo informações da polícia.
Ainda de acordo com o órgão, o policial estava passando de carro com os três filhos do casal, quando avistou a ex-mulher em estabelecimento comercial. Em seguida, o casal começou a discutir e Isamaque disparou duas vezes contra a mulher de 38 anos.
Segundo a polícia, as testemunhas que estavam no local disseram que o sargento não aceitava o final do relacionamento. Os filhos do casal foram levados por familiares da vítima.
O corpo da vítima foi está no local aguardando a realização da perícia. Após o crime, o sargento cometeu suicídio.
 

sexta-feira, 29 de março de 2013

Da Montanha ao Pepino; veja causos e histórias das ladeiras de Salvador



Preguiça, Quebra Bunda, Boqueirão e Taboão são nomes inusitados.

G1 percorreu principais ladeiras, que 'contam' os 464 anos da cidade.


ladeira do pelourinho (Foto: Egi Santan / G1)A cidade foi desenvolvida em cima de uma falha geológica (Foto: Egi Santana / G1)
Suba a Montanha e no topo vire à esquerda na Preguiça. Da Preguiça, entre no Dois de Julho e desça a Contorno. Suba o Elevador Lacerda e antes da prefeitura está a Misericórdia. Depois é só seguir direto até a esquina do Mercado do Peixe, e pronto, pode subir na Água Brusca. “É porque quando chove desce de tudo aqui na ladeira. Já vi pneu, bota, bicicleta velha, de tudo que se possa imaginar”, diz Pedro Edmundo de Jesus, 54 anos, há quatro trabalhando na região.
 
Seja por conta da topografia - a cidade foi desenvolvida em cima de uma falha geológica, ou pela própria lógica de desenvolvimento, Salvador é caracterizada por suas subidas e descidas.
Da Ladeira do Pepino chega-se a Brotas, um dos bairros mais populosos da capital baiana. Lá também tem a ladeira do Acupe e a dos Galés. Há também a Ladeira do Boqueirão e a do Carmo, no Santo Antônio Além do Carmo, e mais embaixo, no Pelourinho, a ladeira do Taboão. Tem a Ladeira do Pau Miúdo, no bairro de mesmo nome, ou a do Pau da Bandeira, no centro. Tem a Quebra Bunda, a dos Barris, a da Curva Grande, a da Fonte e a de Santa Cruz.
Ladeira (Foto: Egi Santana/G1)Ladeira da Fonte, no centro (Foto: Egi Santana/G1)
O arquiteto e professor Gustavo Pinheiro explica que a cidade de Salvador começou a ser desenvolvida nas partes mais altas.
“Começou por cima porque como era uma cidade fortificada, construir na cidade alta era mais seguro, para no caso de possíveis invasões. A partir daí o desenvolvimento continuou, a princípio no alto, pela facilidade em seguir com as construções nos lugares onde já estava habitado. Daí a quantidade de edificações antigas no Corredor da Vitória, no Campo Grande, e no centro em geral”, explica.
“Já a cidade baixa veio principalmente por conta das fábricas que começaram a se instalar já pós anos 50, 60. Até por ser uma região mais próxima ao porto. Tanto é que, se formos analisar, as áreas como as do Comércio têm poucas residências. Aí entra outra questão, que é que os funcionários daquelas fábricas não podiam morar na cidade alta, por conta do alto custo e da distância, daí partiam para povoar e desenvolver a região do que hoje é o subúrbio ferroviário”, pontua.
Durante os dias 18 e 22 de março, a reportagem do G1 percorreu parte das principais ladeiras da capital baiana e conversou com moradores e estudiosos de cada local. Confira baixo alguns dos relatos e das curiosidades sobre os locais.
Preguiça
Os relatos históricos, segundo o pesquisador e escritor Jolivaldo Freitas, apontam que a ladeira é uma das três mais antigas de Salvador. Criada para fazer a ligação da cidade baixa para a cidade alta, era um local com casarões de propriedade da elite da época do descobrimento do país. Por lá também passavam os escravos, que subiam com as mercadorias descarregadas dos navios. Segundo os relatos históricos, o nome preguiça era dado pelos moradores aos escravos, que proferiam frases como "sobe, preguiça" para os homens que subiam com quilos de mercadorias nas costas.
Conceição
Ladeira da Conceição (Foto: Egi Santana/G1)Ladeira da Conceição (Foto: Egi Santana/G1)
De acordo com o doutor em arquitetura Francisco Soares Senna, uma das ladeiras com característica peculiar é a da Conceição da Praia. "Ela tem formações de arcos, feitos de pedra nos arredores de 1881 e 1885, que serviram como base para a Ladeira da Montanha. Aquela estrutura é o que sustenta a ladeira que fica em cima. E como era um espaço que ficou aberto, a população montou oficinas que existem até os dias de hoje, como carpintarias, casas de solda e estabelecimentos do tipo", explica.

Com o passar dos anos o local, que tem acesso da ladeira da Montanha e sai na lateral da prefeitura, passou a ser povoado por usuários de drogas, como contou um oficial da PM, que também explicou que atualmente a polícia ocupa a ladeira como “medida de segurança” aos parlamentares da capital.
Misericórdia

Segundo relato do livro “A cidade da Bahia no Romance de Jorge Amado”, a autora Lizir Alves aponta que a subida de paralelepípedos levou o nome de Misericórdia porque no local foram erguidas a Santa Casa e a Igreja da Misericórdia. Em 1987, a ladeira é recuperada em projeto da arquiteta italiana Achillina Bo, mais conhecida como Lina Bo Bardi.
Montanha
"A comunicação franca e desimpedida, entre a parte alta e a parte baixa da cidade da Bahia, servindo a todas as exigências do trânsito público, é ainda uma aspiração para esta grande capital. Entretanto, por sua estrutura geológica e pelas condições especiais do relevo do solo n'essa parte da cidade, está verificado que se pôde lançar, em diagonal sobre a escarpa occidental da Montanha, uma rua espaçosa e commoda, que se preste a todos os usos da viação pública". O discurso acima data de 1878, proferido pelo conselheiro Barão Homem de Melo, então presidente da província da Bahia, sobre o início das obras da ladeira da Montanha. "Ela foi feita entre 1881 e 1885, de pedras e sustentada pelos arcos da ladeira da Conceição", explica o professor Francisco Senna.
Ladeira da Montanha (Foto: Egi Santana/G1)Ladeira da Montanha (Foto: Egi Santana/G1)
No entanto, a história da ladeira é conhecida também por outro motivos. "Ah, aqui todo mundo sabe o que é. É onde as meninas fazem a vida". A frase foi de um guardador de carro do local, que pediu para não ter o nome revelado. "Só não quero que o povo ache que eu vivo aqui de noite, tenho esposa", diz o rapaz.
Uma das mais conhecidas da cidade, a Ladeira da Montanha é um reduto das prostitutas da capital, que desde o século passado ainda residem na região, como explica também Jolivaldo Freitas: “Na Ladeira da Montanha, no século passado, estavam os mais frequentados bregas de Salvador. Era lá onde os marinheiros vindos de todos os cantos se encontravam. Como os estrangeiros pagavam mais, os brasileiros ficavam escanteados quando da presença deles e o ‘pau comia’. Bastava chegar navio estrangeiro no porto que as delegacias e a PM reforçava seus efetivos. Às sextas pareciam festa com tanta gente andando até alta madrugada”, conta.
Curuzu
Primeiras casas da localidade do Curuzu (Foto: Arquivo Municipal/ Fundação Gregório de Matos)Primeiras casas da localidade do Curuzu (Foto: Arquivo Municipal/ Fundação Gregório de Matos)
Em “A cidade da Bahia no Romance de Jorge Amado”, Lizir Alves lembra que, a princípio, o Curuzu era chamado de Corta Braços. Eric Filho, morador do bairro, explica o que ouvia sobre a origem do nome: "Os mais antigos contam que Corta Braço foi a invasão que deu origem ao bairro. O por que do nome acreditamos que tinha a ver com a violência no local", pontua. No livro de Alves, a localidade que deu origem ao Curuzu é apontada como a primeira invasão que se tem registro na capital.
Pertencente ao bairro da Liberdade, um dos mais populosos de Salvador, o Curuzu é cantado e lembrado em “O mais Belo dos Belos”, de Daniela Mercury, música que fala do bloco afro Ilê Aiyê, cuja sede fica na ladeira que antes da década de 70 servia de acesso às donas de casa da Liberdade que carregavam os baldes de água pela cabeça ladeira acima.
Aflitos
Em “A cidade da Bahia na obra de Jorge Amado”, Lizir Alves conta que a ladeira dos Aflitos leva o nome em homenagem à igreja dos Aflitos, erguida em 1824 a partir da já existente Capela do Senhor dos Aflitos, de 1748. Ainda segundo a publicação, os relatos históricos contam que a igreja teria sido utilizada como trincheira pelas tropas portuguesas durante a Independência da Bahia. O nome, segundo as informações do Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural (Ipac), vem de uma promessa do fundador, o português Antônio Soares, de oferecer a obra ao Senhor Bom Jesus dos Aflitos.
[...] pequenos empregados no comércio, operários, pobres de todas as espécies, as prostitutas mais acabadas também.
Jorge Amado
Taboão
A hipótese mais sustentada pelos historiadores, segundo o relato do livro de Lizir Alves, é que o nome da ladeira teria vindo em referência a uma ponte que existia no local. As grandes tábuas que sustentavam a obra eram chamadas de tabuões pelos moradores e após o aterramento do rio das Tripas, a região ficou conhecida como Tabuão.
Em “Bahia de Todos os Santos, guias de ruas e mistérios”, livro publicado em 1977, Jorge Amado relata o que via e conhecia da ladeira: “Em meio a um formigueiro de gente que sobe e desce, vive um comércio pobre que não cabe nas ruas mais importantes, artesãos, remendões de sapato, reformadores de chapéus, santeiros [...] uma variada população de pequenos empregados no comércio, operários, marítimos, pobres de todas as espécies, as prostitutas mais acabadas também”.
A ladeira do Taboão, ou Tabuão, como era originalmente chamada, faz limite com o Pelourinho, o Santo Antônio Além do Carmo e a Avenida José Joaquim Seabra, popularmente conhecida como Baixa dos Sapateiros. Segundo as informações do IPAC, na região foram instalados os primeiros bondes da cidade, nos idos de 1890. A área também já abrigou o Elevador do Taboão (construído em 1896 e desativado em 1959) que servia como auxiliar ao Elevador Lacerda no transporte entre a cidade baixa e cidade alta.
Contorno
Pôr do sol da Contorno (Foto: Egi Santana/G1)Pôr do sol da Contorno (Foto: Egi Santana/G1)
Uma das mais belas vistas da Baía de Todos os Santos, a Avenida Lafayete Coutinho, ou Contorno, como é mais conhecida, foi construída nos anos de 1960 como uma alternativa às vias já existentes e como expansão do comércio da capital, até então muito  concentrado na região do bairro do Comércio. “É um acesso lateral ao centro, acesso esse que antes era feito pelas ladeiras”, lembra o escritor Jolivaldo Freitas.
Atualmente, a avenida conta com o Museu de Arte Moderna da Bahia (MAM), cuja vista do pôr do sol é frequentada diariamente por baianos e turistas de todo o mundo.
Ladeiras que contam a história 
As ladeiras da capital baiana revelam a história da cidade que nasceu no alto, para ser fortificada, mas com o passar dos tempos utilizou da falha geológica para se expandir. As ladeiras, como lembra Jolivaldo Freitas “eram os acessos primordiais para a condução de material de construção, alimentos e outros tipos de produtos. Posteriormente, foi instalado o Guindaste dos Padres que ajudou bastante na recepção de mercadorias pesadas vindas do porto”, iniciando a expansão da cidade, hoje com seus mais de 3,5 milhões de habitantes.
Ladeira do Pau Miúdo (Foto: Egi Santana/G1)La   deira do Pau Miúdo (Foto: Egi Santana/G1)
Do G1 Bahia

Carreta tomba na BR-324; trânsito fica congestionado no local, diz PRF




Acidente aconteceu próximo ao município de São Sebastião do Passé, na BA.
Engarrafamento chegou a 5 km de extensão. Veículo foi retirado, às 9h30.

                                                           
carreta tomba na br - 324 (Foto: Humberto Marques / Arquivo Pessoal)Carreta tomba na BR-324 (Foto: Humberto Marques / Arquivo Pessoal)
Uma carreta tombou na manhã desta sexta-feira (28) na BR-324, no KM 579, nas proximidades do município baiano de São Sebastião do Passé. De acordo com informações da Polícia Rodoviária Federal (PRF), o veículo tombou sozinho por conta de uma manobra irregular.

Ainda de acordo com a PRF, por conta do acidente, um engarrafamento foi formado na região e atingiu 5 km de extensão. O órgão informou ao G1 que o veículo começou a ser retirado da pista por volta das 8h30 e às 9h30 o fluxo foi normalizado. Não há informações de feridos.

Segundo a PRF, na mesma rodovia, dois carros se chocaram também na manhã desta sexta-feira. Neste acidente, ninguém ficou ferido.

Operação Semana Santa

A PRF montou a operação Semana Santa para tentar coibir o número de infrações e acidentes de trânsito no período. Entre a quinta-feira (27) e o domingo (31), 38 etilômetros e 13 radares entre portáteis e fotográficos serão utilizados na fiscalização das rodovias federais. A polícia também informou que o efetivo de agentes foi elevado para o trabalho no período. A PRF alerta os condutores para os trechos das BRs 101, 116, 324, 110, 367 e 418, onde foram registrados a maior quantidade dos 135 acidentes registrados na mesma operação em 2012.

Na PRE, a operação de Páscoa será estendida até a manhã de segunda (1º), com efetivo de 432 policiais. Segundo as informações, o policiamento será intensificado nas rodovias BA-001 (Ilha de Itaparica e em Nazaré, cobrindo a Feira de Caxixis); BA-099 (Estrada do Coco/Linha Verde); BA-120 (Riachão do Jacuípe/Conceição do Coité); BA-210 (Juazeiro/Sobradinho); BA-878 (Saubara/Bom Jesus dos Pobres); e nas rodovias delegadas BR-324 (Capim Grosso/Jacobina) e BR-420 (entrada de Santo Amaro/Cachoeira)
.do G1 Bahia

Validade do cartão de meia-passagem SalvadorCard vai até domingo



Estudantes devem revalidar o benefício até o sábado (30).

Postos do Iguatemi e da Lapa estarão abertos até 15h.


A validade do cartão de meia-passagem estudantil SalvadorCard expira no domingo (31). Segundo informações do Sindicato das Empresas de Transportes de Passageiros de Salvador (Setps), responsável pelo sistema, até a quarta-feira (27), apenas 90 mil dos 300 mil beneficiados fizeram o recadastramento.

Para fazer o recadastramento, que permite que estudantes de instituições públicas e privadas paguem meia passagem nos coletivos da capital baiana, é preciso primeiro checar a situação do cadastro no
 site do SalvadorCard. Caso haja algum problema no cadastro, o estudante deve procurar a secretaria da instituição de ensino, que envia os dados dos alunos para o Setps.Nesta sexta-feira (29), os postos de revalidação estão fechados. Apenas as unidades do SalvadorCard na Estação da Lapa e na Avenida ACM, no Iguatemi, abrem no sábado (30), das 7h às 15h para os estudantes que quiserem fazer o recadastramento. Quem não revalidar o cartão de meia-passagem terá a recarga do benefício bloqueada a partir de domingo.
Em seguida, é necessário comparecer a um dos postos do SalvadorCard com RG, comprovante de matrícula atual e o valor de R$ 5,60, referente à taxa de revalidação do cartão.
Confira os locais e horários de funcionamento dos postos de revalidação:
LocalizaçãoHorário de atendimento
Rua Miguel Calmon, nº 80, próximo ao Mercado Modelo. Comércio

2ª a 6ª das 7h às 20h
Estação da Lapa - Piso da Alimentação2ª a 6ª das 7h às 20h e aos sábados das 7h às 15h
Avenida ACM, em frente ao Detran2ª a 6ª das 7h às 20h e aos sábados das 7h às 15h






 

PM usa bomba de efeito moral durante venda de ingressos do Ba-Vi



Tumulto ocorreu na concentração de torcedores do Bahia pela manhã.

Houve 6 feridos e ninguém foi detido, diz a PM; alguns desmaiaram.

              

Confusão na venda de ingressos do Ba-Vi na Arena Fonte Nova, bahia (Foto: Thiago Pereira/ GloboEsporte.com)Confusão na venda de ingressos do Ba-Vi na Arena Fonte Nova (Foto: Thiago Pereira/ GloboEsporte.com)












A Polícia Militar usou bomba de efeito moral e gás lacrimogêneo após uma confusão entre torcedores do Esporte Clube Bahia, na fila para venda de ingressos na Arena Fonte Nova, estádio sede da Copa das Confederações e Copa do Mundo em Salvador, na manhã desta sexta-feira (29).
Desde a noite de quinta-feira (28), torcedores se concentraram no entorno da Arena Fonte Nova para comprar os ingressos do clássico Ba-Vi, que vai inaugurar o novo estádio no dia 7 de abril. Segundo a Polícia Militar, houve seis feridos leves, que foram encaminhados ao hospital para atendimento. Ninguém foi detido.
confusão arena fonte nova (Foto: Reprodução / TV Bahia)Confusão aconteceu pouco depois que a bilheteria foi aberta (Foto: Reprodução / TV Bahia)
A confusão ocorreu pouco depois das 10h, quando a bilheteria foi aberta. Algumas pessoas chegaram a desmaiar no local. A PM informou que a confusão foi registrada apenas na concentração do Esporte Clube Bahia.
O garçom Robson Cruz, 22 anos, torcedor do Bahia, estava no entorno da Arena no momento do tumulto. "Estou aqui desde as 17h de ontem [quinta-feira]. A fila estava certinha, só que teve uma confusão lá na frente, e os policiais jogaram bomba de gás lacrimogêneo e spray de pimenta", relatou.
Através da assessoria, o consórcio Arena Fonte Nova confirmou que houve um tumulto entre os torcedores do Bahia, que precisou ser controlado pela PM. Segundo a assessoria, por volta das 10h30, a situação já havia sido normalizada e as vendas retomadas.
Por volta das 12h desta sexta-feira, os ingressos vendidos nas bilheterias da Arena Fonte Nova e do estádio de Pituaçu foram esgotados. As vendas continuam apenas no estádio Manoel Barradas, mais conhecido como Barradão, para torcedores do Vitória, a R$ 75.

Os ingressos para o clássico do futebol baiano também foram vendidos na internet, a partir da meia-noite desta quinta-feira e esgotaram em uma hora.
Entrega Oficial
No dia 11 de março, a Arena Fonte Nova foi entregue ao Governo do Estado, em cerimônia realizada no equipamento esportivo multiuso. Com obras físicas concluídas, a praça esportiva está na fase de reparos finais. A inauguração oficial do equipamento acontece no dia 5 de abril, com a presença da presidente Dilma Rousseff.
O teste para inauguração aconteceu na noite da quinta-feira (27), com a apresentação da banda Batifun. Estiveram presentes, moradores da área ao redor do estádio e também parentes e amigos dos operários que trabalham nas obras da arena.

Falha deixa parte do aeroporto de Salvador inoperante, diz Infraero



Passageiros relatam que aviões foram proibidos de decolar nesta tarde.

Problema durou até por volta das 15h30, segundo a Infraero.


Passageiros foram impedidos de decolar em Salvador (Foto: Anderson Oliveira/ Blog do Anderson)Passageiros foram impedidos de decolar em
Salvador (Foto: Blog do Anderson)
Uma falha no sistema de comunicação deixou o Aeroporto Internacional Luís Eduardo Magalhães, em Salvador, inoperante nesta sexta-feira (29).
Segundo a informação de passageiros que aguardavam embarques no local, os aviões foram impedidos de decolar no início da tarde e a espera no interior das aeronaves chegou a uma hora.
Ainda segundo os passageiros, a Infraero informou que uma falha nas torres de comunicação teria causado o problema. Os clientes precisaram retornar ao saguão do aeroporto até que o problema fosse resolvido.
Procurada, a Infraero disse que o sistema voltou a funcionar por volta das 15h30 e explicou que os atrasos ocorreram por conta de um problema entre as torres dos aeroportos de Salvador e o órgão de controle aéreo de Recife, o Cindacta I. O órgão informou que cerca de 10 voos foram impedidos de decolar nesta tarde. As causas do problema ainda serão analisadas, informou a Infraero.

quinta-feira, 28 de março de 2013

Programação da Semana Santa de Serrinha terá eventos religiosos e shows

 
Foto: Divulgação
Procissão do Fogaréu, na quinta-feira (28/03), é um dos pontos altos das atrações na cidade da região do Sisal
A programação da Semana Santa em Serrinha conta com mais dois dias dedicados às cerimônias religiosas realizadas durante o feriado no município, que fica na região do Sisal, a 173 quilômetros de Salvador.

No domingo (24/03), houve a Procissão de Ramos, às 8h, com saída da Praça Luiz Nogueira e, logo depois, a Missa de Ramos, às 9h e 19h, na Catedral. Na segunda (25), os devotos acompanham a chegada da Imagem Peregrina de Bom Jesus da Lapa, às 18h, na Praça Morena Bela, que será seguida da Missa dos Santos Óleos, na Catedral.

Ao todo, serão sete dias de celebrações para lembrar a morte e ressurreição de Jesus Cristo. O público poderá conferir uma programação intensa com missas, procissões e shows. Na Quinta-feira Santa (28), a partir das 20h30, acontece a Procissão do Fogaréu, um dos momentos mais marcantes da Semana Santa na cidade. Realizada há mais de 80 anos, a procissão que ilumina as ruas de Serrinha tem como destino o Morro de Santana, onde os devotos se acomodam para assistir à encenação da Paixão de Cristo.

Já na Sexta-feira Santa (29), a programação conta com a Via Sacra na Catedral e na Vila de Fátima, ambas às 6h. A celebração da Paixão do Senhor será realizada, às 15h30, na Catedral. Já às 18h, na Praça Luiz Nogueira, o público poderá apreciar o espetáculo Paixão do Senhor e participar da procissão do Senhor Morto.

No Sábado de Aleluia (30) será realizada a Vigília Pascal, às 20h, na Catedral. A noite terá ainda a apresentação da banda Anjos de Resgate, às 22h30, na Praça Luiz Nogueira. E no domingo de Páscoa, a programação reserva aos fiéis a Procissão do Encontro, às 9h, com concentração dos homens em frente ao cemitério e saída das mulheres da Igreja Matriz. Na Catedral será realizada uma Missa Pontifical, às 10h, e a Missa de Páscoa, às 19h.

A programação conta ainda com a Caminhada da Juventude, liderada pelo Trio Cometa e banda Manto Azul, às 16h, e show do grupo Melodia do Pai, em frente à Catedral, depois da Missa da Páscoa.

Parentes e detentos fazem protesto na penitenciária Lemos Brito


Parentes teriam sido impedidos de fazer a visita, segundo ocorrência da PM.
Secretaria diz ter conhecimento e que prepara nota com informações.

 
Parentes dos detentos custodiados na penitenciária Lemos Brito, na Mata Escura, fazem um protesto na manhã desta quinta-feira (28), em Salvador. Segundo as informações da ocorência registrada na polícia, a mobilização acontece depois que os agentes penitenciários impediram os parentes dos detentos de entrar para a realização da visita.

Ainda segundo a polícia, no interior do presídios os detentos também realizam uma manifestação. O motivo da proibição ainda não consta no relatório policial.
Procurada, a Secretaria de Administração Penitenciária e Ressocialização (SEAP) informou que tem conhecimento da moblização e disse que prepara uma nota com informações sobre as medidas do governo para melhorar o sistema penitenciário do estado. Até as 10h desta quinta o material não havia sido enviado. O G1 tentou contato com os diretores do sindicato dos agentes penitenciários, mas ninguém foi encontrado.
<!-->