sexta-feira, 21 de junho de 2013

Acesso ao entorno da Arena só será feito com comprovante ou ingresso

Segundo PM, objetivo é aumentar a segurança nos dias de jogo no estádio.
Polícia vai orientar populares através de postos espalhados na região.

 
                     
Mapa (Foto: Divulgação/ Polícia Militar)Mapa de policiamento durante a Copa das Confederações em Salvador (Foto: Divulgação/ Polícia Militar)
Moradores e torcedores somente terão acesso a pé ao entorno da Arena Fonte Nova, nos dias de jogos pela Copa das Confederações, mediante a apresentação de comprovante de residência ou ingresso. A determinação é da Polícia Militar, que fará o trabalho de orientação em postos situados na região do Dique do Tororó, em Salvador.
Segundo a PM, a operação irá ocorrer a partir das 7h. O encerramento dela vai depender do fluxo de torcedores na região após o final das partidas. "O objetivo, com relação ao entorno, é de proteção ao cidadão e segurança àqueles que vão à Arena, e aqueles também que vão a outros locais que têm comemorações, ou que possam ser locais de assistir aos jogos", afirma o capitão Marcelo Pitta.
Coletiva (Foto: Imagem/ TV Bahia)PM vai orientar moradores e torcedores durante
jogos em Salvador (Foto: Imagem/ TV Bahia)
A Polícia Militar realizou uma coletiva de imprensa na tarde desta quarta-feira (19), no Quartel do Comando Geral, no Largo dos Aflitos, para informar a respeito das ações da PM voltadas para a segurança durante a Copa das Confederações.
Segundo o capitão Pitta, cerca de 20 postos policiais vão orientar moradores e torcedores no entorno da Arena Fonte Nova. Será proibdio o acesso ao local de pessoas portando fogos de artifício, sinalizadores, objetos pontiagudos, cortantes, a exemplo de copos e garrafas de vidro.
No dia 5 de junho, a Transalvador já havia informado que está proibido o estacionamento de veículos no entorno da Arena Fonte Nova, entre 6h antes dos jogos e 1h após o final das partidas.
Em relação às manifestações realizadas ao longo da semana em diversas cidades do Brasil, e em Salvador, o capitão informou que "a polícia tem o seu planejamento e acompanha todas essas ações". "O planejamento contempla acompanhamento, conversa e negociação", acrescenta.
 
Trânsito
O Superintendente da Transalvador, Fabrizzio Muller, também participou da coletiva de imprensa realizada nesta quarta-feira. Ele confirmou que o trânsito será interditado em diversas vias entre seis horas antes e uma hora após os jogos da Copa das Confederações.
Os trechos das vias que serão interditados devido às partidas de futebol são Avenida Bonocô e Vale de Nazaré, Avenida Ogunjá ao Terminal Aquidabã; Dique do Tororó; Avenida Vasco da Gama, a partir do viaduto Juscelino Kubitscheck; Ladeira da Fonte das Pedras; e a Avenida Joana Angélica, na Praça da Piedade até Praça Almeida Couto.
Nos dias de jogo, haverá linhas gratuitas de shuttles, ônibus e microônibus, que partirão de estacionamentos localizados nos bairros do Comércio, Iguatemi , Vale do Canela e Avenida Tancredo Neves. Nestes casos, serão oferecidas 1.914 vagas de estacionamentos públicos.
"Estão sendo disponibilizados estacionamentos na área do Iguatemi, Detran, Tancredo Neves, Vale do Canela e Comércio, onde haverá cobrança de uma taxa única, de R$ 20, que incluirá os shuttles, que são veículos de transporte para Arena Fonte Nova. Eles começam a funcionar cinco horas antes da partida e até duas horas depois da partida ainda terão ônibus levando os torcedores para os estacionamentos", afirma o superintendente.

Protestos
Na segunda-feira (17), milhares de pessoas realizaram uma manifestação na capital baiana. O grupo se concentrou na Praça Newton Rique, na Avenida ACM, por volta das 16h, e seguiu em direção à Avenida Tancredo Neves, centro empresarial da cidade, o que deixou o trânsito travado. Uma nova mobilização está marcada para a tarde de quinta-feira (20), no centro da cidade.

Nenhum comentário: