Capital baiana ainda aguarda finalização das obras do novo porto e da torre do aeroporto. Entre os projetos de mobilidade urbana, apenas um deles estará pronto
Restando menos de 30 dias para o início da Copa do Mundo, o brasileiro já vive o clima do Mundial. Com a certeza de que vai ter Copa sim, resta saber quais obras de infraestrutura estarão prontas a tempo do Mundial. Em Salvador, o clima não é diferente. Com a Fonte Nova localizada no coração da cidade, em uma região central, o comitê local inscreveu apenas duas obras de mobilidade para a capital baiana na Matriz de Responsabilidades da Copa, além das reformas de porto e aeroporto.

Levando em consideração o documento que trata das áreas prioritárias de infraestrutura das 12 cidades que irão receber os jogos, Salvador teve o segundo menor custo com essas obras. O investimento total da capital baiana foi de R$ 172 milhões, maior apenas do que o orçamento previsto por Porto Alegre, que investiu R$ 103 milhões. Em termos comparativos com outras sedes nordestinas, Fortaleza e Recife tiverem investimento de pouco mais de R$ 900 milhões, cada uma, e Natal de R$1,1 bilhão, de acordo com a Matriz de Responsabilidades.
Nas obras soteropolitanas de infraestrutura previstas para a Copa, rotas de pedestre, acessibilidade no entorno da Arena, além das reformas do porto e do aeroporto, apenas uma delas estará 100% finalizada para o Mundial, que começa no dia 12 de junho. O documento, assinado originalmente em 2010, também computava o estádio da Fonte Nova como obra de responsabilidade baiana. Concluída em 2013, a Arena e todo seu entorno também não são problemas e, já adaptados à cidade, estão em uso constante
.MOBILIDADE PELA MATRIZ SÓ PELA METADE
.MOBILIDADE PELA MATRIZ SÓ PELA METADE
Na área de mobilidade, dois projetos fazem parte dos afazeres de Salvador para a Copa, de acordo com a matriz. A construção de estruturas de acessibilidade no entorno do estádio da Fonte Nova foi concluída ainda em 2013, pouco antes da Copa das Confederações. Já o segundo projeto, a construção de rotas de pedestres na região, orçado em R$ 7 milhões, está paralisado. O último prazo de previsão de término era neste mês de maio. Ao longo de mais de um ano, o GloboEsporte.com acompanhou de perto a execução dessa obra e identificou diversos problemas.

A iniciativa previa a criação de quatro rotas turísticas para pedestres, saindo de diferentes pontos de Salvador em direção ao estádio da Fonte Nova. Os roteiros começavam de regiões vizinhas a cartões postais da capital e de parques especiais de estacionamento estrategicamente localizados. As rotas 1 e 2 partiriam da região portuária, a cerca de 3 km da Arena, enquanto a rota 3 sairia da estação de metrô de Brotas, a pouco mais de 1 km do estádio. A rota 4 teria origem em um estacionamento no bairro de São Raimundo, que fica a cerca de 2 km da praça esportiva.
No fim das contas, o projeto estará em ação durante a Copa, mas em um esquema adaptado. Em janeiro deste ano, o secretário especial da Copa na Bahia, Ney Campello, admitiu o atraso nas obras e a possibilidade de se trabalhar com menos rotas do que o previsto inicialmente. Quatro meses depois, a coordenadora de mobilidade da Secretaria de Desenvolvimento Urbano do estado (Sedur), Gracce Gomes, afirmou que Salvador vai trabalhar com apenas uma rota durante a Copa. Ela vai funcionar como Fan Walk, espécie de trajeto que será feito por torcedores concentrados em um determinado ponto da cidade até a Arena Fonte Nova. A ideia é fazer do Mercado Modelo um ponto de encontro de torcedores e, de lá, eles vão seguir a pé pela região do Centro Histórico até a Fonte Nova. Das ladeiras do Pelourinho até o estádio, a distância é pequena: o trajeto tem menos de 2 km
- Nós pegamos uma das rotas e transformamos em Fan Walk. Um das rotas vai ter essa sinalização especial, passando por esses pontos, e a prefeitura, junto com o estado, está fazendo algumas promoções culturais. Aquelas pessoas que ficam pintando no Pelourinho... Vamos colocá-las lá. O pessoal do São João, que vai estar tocando, vamos colocar nessas rotas. Nossa intenção é voltada para quem chega na cidade antes do jogo. Os portões do estádio só abrem quatro horas antes, e não é uma época que costumar dar praia, então as pessoas ou vão querer fazer turismo ou ir num shopping tomar um café, ou algo mais reservado. Então colocamos linhas de ônibus saindo de shoppings, e vai haver uma linha que sairá do aeroporto, vai passar por hotéis e pelo centro da cidade. E depois como essas pessoas vão para o estádio? Nós vamos sinalizar o caminho de forma lúdica, com bandeirolas, nossos voluntários indicando com galhardetes, e outras coisas lúdicas que o pessoal de comunicação ainda está bolando. Mas a ideia é que seja uma coisa divertida, encontro nos bares do Pelourinho, de forma que quem chegar antes ou depois do jogo volte [para o Pelourinho]. Toda essa rota terá um esquema de segurança pública e monitores a cada 200 metros explicando onde eles estão passando e tudo mais – disse a coordenadora ao GloboEsporte.com.
Os torcedores da seleção da Holanda serão os primeiros a testar a Fan Walk. A expectativa dos gestores baianos é que cerca de cinco mil holandeses estejam em Salvador no dia 13 de junho, quando a seleção laranja enfrenta a Espanha, na Fonte Nova. A marcha laranja já é um evento tradicional feito pelos holandeses em dias de jogos da sua seleção. Eles partem de algum ponto da cidade em direção ao estádio. Em Salvador, o Mercado Modelo será o ponto deNOVIDADE NA CIDADE, METRÔ VAI AJUDAR TORCEDORES
No primeira versão da Matriz da Copa, em 2010, Salvador tinha como principal obra de mobilidade o BRT de acesso ao aeroporto. O projeto, no entanto, foi excluído do documento, após entendimentos entre prefeitura e Governo do Estado, que era contrário à obra. Nenhuma outra grande obra de mobilidade substituiu o BRT na matriz e o Governo do Estado assumiu a obra do metrô. Através de uma parceria público-privada, a administração estadual promete colocar a linha 1 do metrô nos trilhos para facilitar o acesso de torcedores ao estádio da Fonte Nova.

Entre 11 de junho e setembro, o metrô vai funcionar de forma assistida e gratuita. Contudo, em dias de jogos na capital baiana, o uso do equipamento será restrito: apenas torcedores com ingressos para partidas da Copa, que chegarem nos 50 ônibus previamente cadastrados, terão acesso ao metrô. A previsão é que o equipamento transporte 2 mil torcedores em cada um dos seis jogos que acontecerão na capital baiana.
- Em dias de jogos, apenas grupos fechados integrantes desses veículos fretados poderão usar o metrô. Isso porque ele penetra o perímetro de segurança estabelecido pela Fifa. Por isso, só vamos funcionar com as estações próximas da Arena, que são estações Brotas e Campo da Pólvora. O Acesso Norte vai ser a estação de entrada – explicou Gracce Gomes, coordenadora de mobilidade urbana da Secretaria Estadual de Desenvolvimento Urbano.
Em 2013, Salvador recebeu a pior avaliação no quesito mobilidade urbana entre as seis cidades que receberam a Copa das Confederações. A capital baiana foi a única a ganhar nota "regular", em relação ao desempenho durante o evento esportivo que durou 15 dias. A avaliação foi feita pela Associação Nacional das Empresas de Transporte Urbano (NTU). partida.
FORA DA MATRIZ, NOVAS VIAS VÃO AJUDAR DURANTE A COPA
Durante a Copa, Salvador vai contar com o reforço de novas vias recém inauguradas que podem auxiliar no trânsito da cidade. Durante a Copa do Mundo, a Via Expressa, obra viária de maior dimensão nos últimos anos, será uma alternativa à Avenida Bonocô, que estará parcialmente interditada, de acordo com o Plano Operacional de Mobilidade para a Copa. Com a opção da Via Expressa, a ideia é que a Bonocô, que é uma das vias de acesso à Arena Fonte Nova, tenha o fluxo minimizado durante o Mundial.
As ligações da Avenida Luis Eduardo Magalhães com o CAB e com a BR-324 vão minimizar o fluxo na Rótula do Abacaxi, região onde fica a estação Acesso Norte do Metrô, ponto de partida para o torcedor que vai à Fonte Nova usando o equipamento. As ligações ainda devem ajudar no fluxo do final da Avenida Paralela, principal via de ligação entre o aeroporto e o centro da cidade, além de ser rota para hotéis e os dois centros de treinamento oficiais - os estádios do Barradão e de Pituaçu. Outra obra que pode refletir bem é a duplicação da Avenida Pinto de Aguiar, via que liga a Avenida Paralela à Orla de Salvador. A avenida é a melhor opção para chegar ao estádios de Pituaçu e Barradão vindo da região litorânea da cidade.
AEROPORTO TEM MAIOR CAPACIDADE, MAS RECOMEÇA APÓS A COPA
Com investimento da Infraero de R$ 103 milhões, o aeroporto internacional de Salvador deveria receber reformas no pátio de aeronaves, do terminal de passageiros e uma nova torre de controle. A reforma do pátio já foi concluída, além das obras do terminal de passageiros. A torre, no entanto, não foi concluída. De acordo com a Infraero, as intervenções que foram finalizadas serão suficientes para atender à demanda durante o Mundial.
Segundo o órgão, a sala de embarque está quatro vezes maior do que era na Copa das Confederações. Há 70 novos assentos e cinco portões para embarques simultâneos, além de uma nova área de check-in, com 36 balcões de atendimento. Somados aos 28 balcões já existentes, há agora 64 postos de atendimento. Contudo, a nova torre ainda não foi entregue. A Infraero acredita que ela ficará pronta até a Copa.
Após o Mundial, o aeroporto vai receber a segunda parte das reformas, que teve seu começo retardado para que, durante o evento, usuários não tivessem que disputar espaço com obras. Durante a Copa, o aeroporto terá uma área voltada para receber os torcedores. Chamado de Fan Zone, o espaço será criado em todos os aeroportos das cidades-sedes.
EX-PROTAGONISTA, PORTO É GARANTIDO, MAS AINDA É INCÓGNITA
O porto de Salvador passa por uma reforma no terminal marítimo de passageiros, além da urbanização de toda a região. Prevista para ser entregue em 2013, a obra foi ganhando novos prazos e, a menos de 30 dias do Mundial, não dá sinais de que estará finalizada antes de a bola rolar. Ainda assim, a Companhia das Docas do Estado da Bahia (Codeba) garante que tudo será entregue ainda no mês de maio. Segundo a assessoria de comunicação da Codeba, a data de inauguração será definida pela Presidência da República.

O novo terminal de passageiros será revestido de uma estrutura metálica e vidro composto de três pavimentos, num total de 7.678 m², e será administrado pela iniciativa privada. O investimento no local é da ordem de R$ 36 milhões com verba federal.
A licitação de utilização do espaço não vai levar em conta apenas os valores da concessão, mas também a melhor proposta de utilização do local. A tendência é que o novo porto conte com com restaurantes panorâmicos, atividades culturais e de lazer. No entanto, com o prazo de menos de 30 dias para a Copa do Mundo, as questões logísticas pós inauguração reforçam a tese de que Salvador não deve contar com o novo porto durante o torneio.
A região portuária era ponto de partida de duas das quatro rotas de pedestres previstas no plano de mobilidade de Salvador para o Mundial, projeto que não foi finalizado. Ainda assim, o porto será vizinho do ponto de partida da Fan Walk, que sairá do Mercado Modelo, no bairro do Comércio.
O secretário estadual da Copa, Ney Campello, vive a expectativa dos momentos finais para o Mundial com a confiança de que Salvador fará uma grande Copa do Mundo. Sobre os atrasos nas obras do porto e do aeroporto, o secretário lamentou a entrega "em cima da hora", mas destacou que isso não será problema para os torcedores.
- Estamos orgulhosos deste momento. A Bahia fez bonito na Copa das Confederações, e tenha convicção de que fará também na Copa do Mundo. Temos bons indicadores, mas está sendo um período de muito trabalho. Não podemos tomar um gol aos 46 do segundo tempo, como o Vitória tomou no último Ba-Vi. Temos que garantir que tudo saia da melhor maneira. Agora é o momento de entrar em cena o planejamento operacional. Em relação ao porto e ao aeroporto, é uma crítica que eu faço, é que poderiam ter ficado prontos mais cedo. Mas a logística operacional não será prejudicada. O torcedor que fizer uso do aeroporto ou do porto não terá nenhum problema de operação, mas acho que essas obras deveriam ter ficado prontas antes - disse Ney, em um evento de contagem regressiva para a Copa.
Sem 100% das obras previstas concluídas, Salvador começa a entrar no clima da Copa. Em poucos dias, a cidade vai começar a viver o maior evento esportivo da sua história e terá que superar problemas do dia a dia para fazer uma Copa do Mundo que facilite a vida dos torcedores e dos seus cidadãos.
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