sábado, 28 de julho de 2012

Agricultores da região poderão adquirir declaração de aptidão em mutirão



Os agricultores familiares localizados nos municípios baianos em situação de emergência por causa da seca podem não receber o benefício bolsa-estiagem, caso não possuam a Declaração de Aptidão (DAP), importante na identificação do pequeno agricultor.

Para que não ocorra a perda do benefício, o Governo do Estado, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Social e Combate à Pobreza (Sedes), iniciou essa semana uma ação que visa incluir as famílias no CadÚnico, e possibilitar a aquisição de DAP.


Nesta sexta-feira (20), o mutirão acontece no município de Nova Soure, das 9h às 18h, no Infocentro da cidade.


A ação é realizada em parceria com a Casa Civil, Secretaria de Agricultura (Seagri), Empresa Baiana de Desenvolvimento Agrícola (EBDA) e Superintendência da Agricultura Familiar (Suaf).


Para a titular da Sedes, secretária Mara Moraes, essa busca ativa é importante porque vai favorecer a identificação e cadastro dos agricultores familiares em situação de vulnerabilidade, para que, com o CadÚnico e a DAP, eles possam ter acesso aos principais programas sociais do governo federal e estadual.


De acordo, com informações dos ministérios de Desenvolvimento Agrário (MDA) e Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS), dos 247 municípios baianos atingidos pela seca, 60 possuem agricultores familiares sem a Declaração.


Serão realizadas ações permanentes em 47 municípios com mil agricultores sem DAP e mutirões nos municípios de Araci, Crisópolis, Nova Soure, Tucano, Quinjigue, Euclides da Cunha, Cícero Dantas, Feira de Santana, Ipirá, Caetité, Guanambi, Macaúbas e Ibitiara, que estão em situação crítica, com dois mil agricultores familiares sem a DAP.


Da Redação

Nenhum comentário: