quarta-feira, 8 de agosto de 2012

"Toque para baixo"

A curiosidade pousou em Marte

Missão da NASA realizou seu primeiro objetivo: pousar no planeta vermelho na sequência de uma manobra complicada nunca antes testado


Como era esperado, e com incrível precisão (aqui está o que vivemos), a curiosidade acabou de completar a missão mais arriscada de seus objetivos: a pousar em Marte depois de uma manobra complicada que nunca foi testado.

Todos, entretanto, aconteceu exatamente como os engenheiros haviam dito que aconteceria. Era como se, mais uma vez reproduzir o vídeo simulação que leva semanas vendo milhares de sites e televisões ao redor do mundo.

Em 7:15 horas da manhã (hora espanhola) ouviu o aplauso tímido primeiro na sala de controle do Jet Propulsion Laboratory, quando foi a confirmação de que a curiosidade tinha de sair os drivers corretamente. A missão, com um caminho de entrada perfeito, agora viajava sozinho e directamente para a atmosfera do Planeta Vermelho.

Ou melhor, ele havia feito exatamente 13,8 minutos antes do tempo que leva sinais de rádio para viajar de Marte à Terra. Todas as fases e do histórico pouso ser conhecido com o atraso inevitável.

Claro, no JPL falta de sorte Peanuts clássico, uma tradição desde 1964, quando o Ranger 7, após seis tentativas frustradas, finalmente conseguiu enviar mais de 4.000 imagens de face da Lua antes de cair como seus antecessores. Um dos responsáveis, superar os nervos, não conseguia parar de comer amendoim, a partir daquele momento se tornou um símbolo de boa sorte.

De repente, silêncio. O sinal de entrada na atmosfera indicou que tudo estava normal, mas todos na sala sabiam o que tinha que acontecer já aconteceu. Às 7 e 23 começaram a sete minutos de terror. Curiosidade já estava na superfície de Marte, mas a confirmação ainda não tinha tido tempo para chegar à Terra.



Como esperado, a curiosidade foi o envio de sinais de confirmação em cada uma das fases de entrada. Primeiro diretamente para a Terra, então a ser do outro lado de Marte, saltando o sinal na Odisséia.

Ângulo de penetração na atmosfera: 15 graus; pára-quedas de abertura, correta, a liberação de escudo térmico, direita: lançamento da "ponte rolante", confirmou, radar proximidade do chão, operacional e, finalmente ... o mais esperado de todas as mensagens: "Toque para baixo" aterragem.
 
Foi em exactamente 7,31, conforme o esperado. Seguiram-se vários minutos de abraços, gritos e assobios. Um clamor subiu apenas 7,34, quando as primeiras imagens das câmaras de curiosidade, mostrando como suas seis rodas foram totalmente engajados no solo marciano.

Era uma foto borrada como foi feito através da tampa, mas ela viu claramente que o maior veículo já enviou para um outro mundo pousou em segurança.  

"Estamos em Marte", "Isto é inacreditável", gritou dezenas de técnicos, que não conseguia parar de se abraçando. Agora, temos que esperar duas horas até a próxima "última" da Mars Odyssey no patamar. Em seguida, haverá imagens mais nítidas e mais detalhes sobre o desembarque.

Fonte: http://www.abc.es/20120806/ciencia/abci-curiosity-aterrizo-marte-201208060809.html

Nenhum comentário: